Receba Informações Valiosas Sobre Grafologia

O que é grafologia? Conheça os segredos na análise grafológica e o que ela diz sobre você


Escrever é a maneira mais profunda de ler a vida! Este é o conceito da grafologia, técnica que permite identificar características de comportamento, conjunto de habilidades e atitudes que determinam a personalidade humana.

Isso é possível com a simples análise da letra manuscrita, fornecendo indícios de ‘virtudes e defeitos’ de alguém, já que a personalidade é expressa nos traços. Isso porque como a escrita é um gesto cerebral e passa pela área das emoções, as condições físicas, mentais e biológicas vão aparecer na forma de escrever.

Como funciona a Grafologia?

É fato que independente da forma que aprendemos a escrever na infância, nossa caligrafia vai se transformando ao longo dos anos, ou não, a partir da alteração significativa e gradual das formas, tamanhos das letras e outros aspectos, de acordo com as vivências, interesses e gostos individuais. Isso ocorre, pois, nossa personalidade afeta a maneira como nossa caligrafia se desenvolve depois que aprendemos a escrever.

Como atividade e oportunidades distintas de atuação, por meio da grafologia é possível elaborar perfis grafológicos e compreender a dinâmica da personalidade. Um verdadeiro instrumento de auxílio e processos de avaliação de personalidade e de potencial humano. Algumas pessoas chamam de "psicologia da escrita". Em resumo, a Grafologia revela quem é você!

A Grafologia é reconhecida como uma ciência?

A Grafologia é reconhecida como ciência no estudo do conhecimento humano desde a época de Jean-Hippolyte Michon, que iniciou seus estudos na França, com o abade Flandrin. Desde então, esta ciência evolui assim como o ser humano, nos oferecendo a capacidade da excelência na observação do comportamento, da saúde e das competências do colaborador na instituição.

Os primórdios desta disciplina são muito antigos, pois remontam aos chineses do século IV aC, que emitiam algumas frases que coincidem com as análises que se fazem hoje. As civilizações egípcias consideravam a escrita um assunto sagrado. Já os romanos usaram a grafologia ao longo dos séculos e depois as diferentes civilizações e culturas a aplicaram para identificar a essência da pessoa que escreve. Okakura, filósofo japonês pontua que “Cada traço de escrita expressa uma vida inteira”.

Quem pode se especializar em Grafologia?

Utilizada como ferramenta importante para identificar características comportamentais e de personalidade das pessoas, como caráter, relacionamento interpessoal, capacidade de organização e liderança, maturidade, inteligência, entre outros, aplicar Grafologia vai além do âmbito profissional. Assim, como a Grafologia é uma ciência independente, qualquer profissional pode aprender os seus conceitos e utilizá-lo em seu dia a dia, sem pré-requisitos de área de formação. Ao contrário, a aplicabilidade desta ciência avança áreas de atuação profissional com interesse no indivíduo.

Desta forma, a técnica é utilizada por profissionais de Recursos Humanos, Psicólogos, Serviço Social, Médicos, Departamento Pessoal, Educação, Gestão, Área de Segurança, Peritos, Juízes e diversos profissionais de outras áreas de atuação que queiram atuar como grafólogo.

A grafologia ainda pode ser uma ferramenta em instituições de ensino na orientação vocacional e em instituições financeiras, também na averiguação de autenticidade de documentos, bem como estratégia de autoconhecimento. Por isso é uma técnica utilizada tanto em investigações criminais pelo FBI, quanto em hospitais e escolas.

10 aplicações da Grafologia

A Grafologia nos permite conhecer o Ser Humano, sua Integridade, Habilidades e fortalecer Atitudes. Exemplos de áreas de aplicação da Grafologia:

  • Estudar o nível de evolução cultural e psíquica do indivíduo ao longo do tempo.
  • Apoiar os adolescentes e profissionais na identificação das habilidades vocacionais.
  • Auxiliar a empresa na gestão e desenvolvimento humano, na orientação profissional e seleção de pessoal. Zelar pela saúde sistêmica do negócio.
  • Estudo da reeducação dos comportamentos por meio de exercícios motores.
  • Desenvolvimento da criança por meio da execução e evolução de seus desenhos e de sua escrita.
  • Determinar a falsidade ou autenticidade de uma escrita ou assinatura pela grafotécnica.
  • Estudar e analisar estruturas de Risco para a grafologia forense.
  • Estudar o Estado Emocional com o apoio da Grafologia Emocional.
  • Entender o pintor (artista) a partir da ilustração e assinatura.
  • Orientar a identidade (marca) com base na intenção do negócio, pela Grafologia Publicitária.

Onde Fazer Grafologia?

Grafologia é um assunto sério com conteúdo aprofundado e bastante técnico. Procure por instituições com corpo docente preparado tecnicamente para transmitir conhecimento, mas acima de tudo, que seja um modelo inspirador que motivará o aluno para a sua trajetória com base na metodologia, na prática supervisionada e, na paixão pelo que faz!

Importante que esta instituição promova interação durante toda a aula, pois esta troca é fundamental para absorção do conteúdo, estimulando a criatividade e o pensar. A instituição deve empregar em seus conceitos a inovação em todos os processos, compatíveis com as exigências do mercado e as necessidades específicas dos alunos!

Além disso, opte por cargas horárias significativas para obtenção de um conteúdo técnico relevante. Uma boa dica é conversar com alunos formados ou em formação da Instituição, permitindo entender na prática o motivo de uma carga horária elevada, que em resumo, garante que você não tenha uma formação pela metade. Agora, o mais importante: questione profissionais que estampam o método e induzem a interpretação dos símbolos de forma isolada, além de falsas promessas.

Um dos alunos formados no Curso da Grafologia Brasil, Wellington Paiva pontuou perfeitamente este propósito: “Grafologia é o estudo do conflito interno, isto é, do ser e de suas ambivalências”. E o fato é que a pessoa que escreve, desenha inconscientemente sua natureza inferior. Neste cenário, enquanto todos veem letras, o Grafólogo observa uma história por trás de cada traço.

Imagina estudar este universo de maneira profunda e aplicar essa ciência comprovada em todo o cenário da sua vida profissional e pessoal? Com certeza um diferencial no mercado de trabalho em diversas áreas, além de te auxiliar a administrar suas relações interpessoais de maneira fluida e reveladora! Vale a pena estudar e se maravilhar com o mundo da Grafologia!

Próximo Post Post Anterior

Por que o mercado sente cada vez mais a necessidade de conhecer os aspectos psicológicos do indivíduo no momento da contratação?
O recrutamento é o ponto de partida para a seleção…
Saiba Mais