Receba Informações Valiosas Sobre Grafologia

Por que o mercado sente cada vez mais a necessidade de conhecer os aspectos psicológicos do indivíduo no momento da contratação?


O recrutamento é o ponto de partida para a seleção de pessoas que constituirão a empresa e garante que as operações sejam realizadas com qualidade. Para obter o sucesso dessa fase é possível fazer uso da grafologia que avalia a personalidade do candidato.

Isso porque a competitividade na empresa e o sucesso das atividades são garantidos em muito pelos colaboradores selecionados. Um processo seletivo que investe em metodologias que avaliam os aspectos psicológicos tem sido determinante para a efetividade das estratégias do negócio.

Apenas identificar as competências já não é mais suficiente para a contratação de um profissional. Há muitos anos, no momento da contratação de um candidato ou na análise de mudança de cargo na empresa, os gestores da área solicitam ao departamento de recursos humanos uma avaliação grafológica para uma análise de personalidade com foco nas competências do candidato.

E você sabe por que o mercado sente cada vez mais a necessidade de conhecer os aspectos psicológicos do indivíduo no momento da contratação?

Afinal, o que é grafologia?

É fato que independente da forma que aprendemos a escrever na infância, nossa caligrafia vai se transformando ao longo dos anos, ou não, a partir da alteração significativa e gradual das formas, tamanhos das letras e outros aspectos, de acordo com as vivências, interesses e gostos individuais. Isso ocorre, pois, nossa personalidade e o ambiente afeta a maneira como nossa caligrafia se desenvolve depois que aprendemos a escrever.

Por meio da grafologia é possível elaborar laudos grafológicos e compreender a dinâmica da personalidade. Uma verdadeira metodologia de auxílio nos processos de avaliação de personalidade e de potencial humano. Algumas pessoas chamam de "psicologia da escrita". Em resumo, a Grafologia revela quem é você!

A Grafologia permite ao Grafoanalista, a partir da análise da escrita e com as correlações das teorias, observar e reconhecer com precisão os diferentes perfis de personalidade. Podemos, para o serviço de grafologia às corporações, evitar sérios problemas e, no caso de desenvolvimento pessoal e das psicoterapias, compreender melhor a pessoa que está à busca da transformação pessoal. Saiba mais aqui.

O que é um laudo grafológico?

É um documento técnico que descreve a personalidade a partir do processo de análise realizado.

O laudo grafológico é um recurso valioso que auxilia a área de recursos humanos no momento da contratação e está atrelado ao objetivo da análise! Permite, por exemplo, identificar se aquele profissional se enquadra à organização a partir da verificação se está apto a aguentar a pressão necessária e seguir com as políticas da empresa.

Inclusive, o Laudo Grafológico também é utilizado em diagnóstico de liderança e de áreas para novos planos de ação e tomadas de decisão nas empresas.

Por que identificar competências não é mais o bastante?

Profissionais de recursos humanos que selecionam candidatos a partir das ferramentas comportamentais ou com ênfase no comportamento nos relatam que estes profissionais apresentam surtos ao assumir sua posição na empresa. São identificados pontos como falta de caráter, distúrbio de personalidades e muito outros aspectos pessoais que interferem no bom andamento do departamento como um todo.

Exatamente por este motivo os aspectos psicológicos estão sendo solicitados como prioridade e urgência.

O que entrega um laudo grafológico?

O laudo entrega o que o cliente precisa. o grafoanalista precisa ouvir e compreender a necessidade da parceria. A seleção com base nas competências do indivíduo em conjunto com sua qualificação técnica foi um enorme ganho para as corporações, embora hoje não mais o bastante e, já que antes a avaliação considerava prioritariamente requisitos como experiência, formação, idade e resultados nas funções anteriores, análises que eram realizadas em um processo seletivo.

O laudo grafológico estrutura a avaliação de um candidato com base nas competências do cargo. E são raras as empresas que solicitam laudos grafológicos com base nas competências corporativas. Você sabia que podemos construir vários tipos de laudos Grafológicos?

O trabalho do grafoanalista vai sempre além neste contexto, sendo possível identificar muitos aspectos do candidato, como:

  • Habilidades de se relacionar
  • Maneira como lida com as emoções e frustrações e as pressões do meio
  • A capacidade que tem de transformar as situações
  • Como ele pode agregar valor para o time que vai integrar e a instituição como um todo
  • A forma como trabalha em conjunto e os níveis de egocentrismo presentes na sua personalidade que podem impedir um bom trabalho de equipe
  • Como expressa o que sente
  • Identificação de perfis mais normativos, convencionais ou inovadores

Em um cenário de adoecimento, é imprescindível que um laudo grafológico descreva os aspectos psicológicos tais como: transtorno ou traços borderline, bipolaridade, agressividade, ansiedade, depressão, entre outros, mesmo sem concluir diagnóstico médico, o que não compete ao grafoanalista. Denominadas personalidades de risco, inclui também a psicopatia. Saiba mais aqui.

Enfim, são vários os aspectos descritos nos laudos grafológicos com ênfase nos aspectos psicológicos.

O papel do grafoanalista neste contexto

As queixas das empresas ao procurar um grafoanalista sempre se referem às contratações que não estão funcionando com base na “testagem” de competências via software.

Esse programa realiza a avaliação comportamental, o que não é suficiente de acordo com as situações evidenciadas no dia a dia empresarial. Somente as avaliações de cunho projetivos podem identificar de fato características da personalidade que englobam os aspectos psíquicos, comportamentais e aptidões.

Por esta razão os grafoanalistas têm sido contratados para prestar este serviço às empresas. É um mercado em crescente expansão. O cenário mercadológico apresenta transformação e fazer a avaliação comportamental por si, não basta. É preciso conhecer todo o universo e a estrutura psicológica do indivíduo.

Qual é a validade de um laudo de personalidade?

Quase tudo na vida tem prazo de validade: um carro, aquele celular do momento, a guia médica e até mesmo um laudo de personalidade. Sim, as variáveis promovem constantes mudanças. Isso significa que uma pessoa pode mudar a sua forma de ser e de se comportar com o decorrer do tempo.

Assim, este documento técnico pode ser utilizado com bom senso durante 1 ano aproximadamente para ser um acesso de busca de informações a respeito do indivíduo em questão. Mas, existem variáveis. Por exemplo, se um recrutador quer avaliar o perfil de um funcionário para uma promoção, após este prazo o documento já não serve.

Dependendo do processo em que o profissional estiver inserido (analítico, terapêutico, coaching, etc) as mudanças podem ser expressivas dentro de 6 meses. A pessoa pode evoluir, transformar questões emocionais ou até mesmo sofrer um trauma, estar em profundo conflito. Desta forma, algumas informações contidas em um laudo de personalidade aplicado hoje podem não ser mais úteis e fidedignas no ano que está por vir.

Como você pode se preparar para absorver essa demanda crescente?

O mercado pede essa relevância na análise dos perfis e especializar-se é uma premissa para absorver essa demanda crescente.

Mas uma boa formação profissional é premissa para ter destaque neste mercado. Entenda a importância aqui.

Quer aprender a criar laudos grafológicos que realmente mostrem respostas e soluções? Aqui na Grafologia Brasil elaboramos um curso para te trazer segurança, acerto no desenvolvimento e na entrega dos laudos grafológicos. Este assunto, inclusive, é tratado em detalhes no curso de laudos grafológicos. Com isto, você ampliará as oportunidades de carreira, de ganhos financeiros e ajudará a empresa a ser mais humanizada. Saiba mais aqui.

Próximo Post Post Anterior