Como ser mais assertivo em várias frentes do RH com a Grafologia
A Grafoanálise é um dos meios mais utilizados mundialmente na seleção de pessoal já que a escrita revela o que a expressão física e verbal pode não mostrar. Para o mundo Corporativo é imprescindível manter a credibilidade institucional por meio do seu capital humano, parte da Identidade do negócio! A Grafologia apoia os processos na porta de entrada e na saúde da empresa! Quer saber como? Veja como ser mais estratégico e assertivo em várias frentes do RH com a Grafologia.
A Grafologia no Recrutamento e Seleção
Selecionar pessoas é um dos processos mais desafiadores do setor de Recursos Humanos. As empresas investem para que o RH seja relevante nos resultados entregues e assertivos em suas indicações de contratação. Reduzir o turnover neste cenário é um objetivo importante no setor e a cada contratação, a qualidade do selecionador é testada.
Neste cenário, a grafologia passa a ser um recurso eficaz ao ponto de cada vez mais as empresas se apoiarem na técnica para identificarem os profissionais com o perfil adequado ao cargo. Utilizada como ferramenta credível de seleção, eleva o nível de confiança nos processos decisórios, além de reduzir o tempo e os custos de seleção, possibilitando a identificação de diversas competências. Ela pode, por exemplo, auxiliar na seleção de candidatos e avaliação de funcionários na identificação das características almejadas para determinado objetivo e decisão.
Concomitantemente também evita problemas futuros, como alta rotatividade de funcionários e perda de investimento com treinamentos iniciais. Um erro de contratação pode custar muito para as empresas e utilizar a Grafologia aumenta o acerto na estratégia do negócio! O recrutamento mais caro é aquele feito para repor alguém que poderia ter ficado.
Grafologia como apoio na descoberta de líderes
Há momentos em que você não pode expressar com palavras, porque sequer sabe o que está sentindo. E neste cenário, a Grafologia pode ser utilizada para detectar alterações gráficas que representam as expressões emocionais inconscientes, importante para o gestor identificar como está emocionalmente o seu time de trabalho!
Seleção de pessoal, levantamento de potencial, treinamento e direcionamento de carreira são apenas alguns dos benefícios da utilização da Grafologia no ambiente corporativo. Mas um benefício que poucos conhecem é a identificação de liderança no perfil dos colaboradores.
Empregar a grafologia como método arrematador para identificação de líderes, possibilita entregas muito mais estratégicas e assertivas em várias frente no RH.
É muito comum a empresa decidir promover um funcionário a líder porque performa muito bem na posição na qual se encontra. Por exemplo, um vendedor que alcança ou supera sua metas ser promovida a Gestor da área comercial. Ledo engano, pois isto não significa que tenha habilidade de liderança. Neste caso, se o vendedor é promovido pode não dar certo e não ter mais retorno no cargo que ocupava. Portanto, a grafologia amplia este acerto para decisões tão estratégicas.
A grafologia como agente humanizador das empresas
No nosso dia a dia temos acompanhado diversos casos em que o profissional que trabalha com desenvolvimento humano utilizou a grafologia para compreender os impedimentos de ação manifestos em comportamentos melancólicos, muitas vezes resultados de alguma frustração. Ficamos extremamente gratos pela Grafologia ser um movimento tão sensível ao ponto de levar acolhimento às pessoas.
O grafólogo experiente saberá identificar quando o avaliando apresenta, por meio de vários elementos ou síndromes gráficas, evidências de conflitos intensos, sintomas ou inibições, que impedem as ações para os resultados esperados; e mais do que isto, o direcionamento dos esforços para a satisfação pessoal. É certo que a grafologia não faz diagnósticos, ao menos no Brasil, mas é extremamente eficaz na possibilidade de encaminhar o profissional para avaliações médicas e cuidados preventivos, aliás o que se aplica também no âmbito escolar.
Portanto, a grafologia pode identificar, acolher e encaminhar o ser humano que precisa de ajuda!
A Grafologia na identificação de habilidades vocacionais
Ajudar pessoas a encontrarem maior realização pessoal e profissional a partir do autoconhecimento também é função do Grafólogo. Por meio de um conjunto de signos gráficos é possível conhecer tipos de comportamentos e habilidades! Assim, por meio da escrita, é possível identificar a dinâmica pessoal e profissional, ter um prognóstico das formas de agir, pensar e sentir, alinhando o potencial para o alcance das metas. Desta forma, canalizar os talentos, conduzir redirecionamentos profissionais se for o caso e, alcançar resultados de forma mais eficiente, rápida e eficaz.
A responsabilidade do grafólogo é muito grande, porque na profissão escolhida está o projeto de vida da pessoa e algo que em teoria ela espera levar para o resto da vida! Na profissão estão embutidos conceitos de realização pessoal, a forma de prover seus recursos econômicos e o papel que desempenhará na sociedade. Além disso, a escolha da profissão envolve investimento financeiro, tempo e força de vontade, além de algumas renúncias ao longo do caminho. São muitos sonhos, expectativas e processos envolvidos nesta jornada e poder contar com um grafólogo é um reforço de que o profissional está no caminho certo.
A formação em grafologia já representa um diferencial para os profissionais que atuam em recursos humanos. Gera preferências em novas oportunidades, inclusive de melhor remuneração.