A importância de uma boa formação profissional
A aceleração de mudanças no mundo social e empresarial gera desafios que antes não existiam. Se anteriormente, apenas um diploma de graduação era necessário para galgar posições de trabalho relevantes, atualmente a exigência é cada vez maior devido à alta demanda de profissionais cada vez mais qualificados.
E para superar estas barreiras, seus conhecimentos, habilidades e competências devem seguir as mudanças deste cenário de novas demandas.
O fato é: o mercado de trabalho está a todo vapor, com profissionais cada vez mais especializados e em constante atualização para garantir uma posição de destaque que performe sua carreira. Neste cenário, a boa formação profissional garante mais chances de sucesso no momento de se posicionar profissionalmente. Vem entender um pouco da importância deste processo na sua carreira.
O que é formação profissional?
Segundo Dicionário Aurélio, formação profissional é o ato ou efeito de formar ou de se formar. Em outra definição, seria a disposição ou ordenamento de um conjunto de elementos de um todo.
Já no âmbito do Sistema Nacional de Qualificações (SNQ) (Decreto-Lei nº 396/2007, de 31 de dezembro, alterado e republicado pelo Decreto-Lei nº 14/2017, de 26 de janeiro), a Formação Profissional é definida, genericamente, como a formação que visa dotar os indivíduos de competências (capacidades para mobilizar conhecimentos, aptidões e atitudes) para o exercício de uma ou mais atividades profissionais.
Em relação ao Código do Trabalho (Lei n.º 7/2009 de 12 de fevereiro), focando-se na integração no mercado de trabalho, estabelece como objetivos da formação profissional:
• Proporcionar qualificação inicial a jovem que ingresse no mercado de trabalho sem essa qualificação. • Assegurar a formação contínua dos trabalhadores da empresa. • Promover a qualificação ou reconversão profissional de trabalhador em risco de desemprego. • Promover a reabilitação profissional de trabalhador com deficiência, em particular do trabalhador cuja incapacidade resulta de acidente de trabalho. • Promover a integração socioprofissional de trabalhador pertencente a grupo com particulares dificuldades de inserção.
Qual importância da formação profissional?
A formação profissional proporciona um conjunto de competências que vão além da atualização e que são critérios valiosos no mercado de trabalho. Ao passar por constantes atualizações, o profissional passa a ter mais conhecimentos, tornando-se mais eficiente e atento às necessidades do mercado, aumentando assim a predisposição das empresas na sua contratação.
Para o profissional, este posicionamento o coloca em destaque em relação aos colegas de profissão já que as empresas estão em busca de pessoas que não só consigam desempenhar funções, mas que também somem a organização com habilidades, visões e estratégias.
Lembrando que a formação profissional pretende não formar apenas pessoas em termos de conhecimento técnico e prático, mas também em termos de ética, conhecimento político, social, comportamental, entre muitos outros, para que elas tenham uma visão ampla de mundo e o cenário em que a cerca. Assim, existe a garantia de que ela estará envolvida com as problemáticas acerca da construção de uma sociedade democrática cada vez melhor e mais eficiente.
O que é formação continuada?
Com o surgimento de novas tecnologias, novos conceitos e novas experiências, a formação continuada nada mais é do que uma formação complementar, uma das principais ferramentas de sucesso para um bom posicionamento profissional. É premissa a necessidade de atualizar seus conhecimentos para que você possa desempenhar melhor suas competências.
Uma das principais vantagens em dar prosseguimento aos estudos, através da formação continuada, é garantir a especialização em uma determinada área, que esteja de acordo com seu perfil. Assim, os profissionais passam a estar conectados às demandas do mercado, sendo responsáveis por desenvolver as competências e habilidades essenciais para que os profissionais garantam um posicionamento rápido e adequados às suas expectativas. A atualização de conhecimentos deve ser encarada como uma ferramenta e estratégia de crescimento profissional e pessoal. Por isso, é extremamente importante se manter atualizado, acompanhar a volatilidade do mercado e mudanças tecnológicas.
Lembrando que a capacitação não se limita a quem quer se destacar no mercado de trabalho, mas também para quem já possui uma ocupação e almeja reformá-la.
Formação é um processo cultural e de desenvolvimento
Formar tem o sentido do amadurecimento e do entendimento gradual, mental e vivencial pelos fatos. É situar o aprendizado contemporâneo a partir da origem e evolução, pois assim se dá com a espécie humana.
A dicotomia está na velocidade como o homem de hoje quer aprender, de modo instantâneo e utilitário, a herança que levou décadas para se descobrir e compreender. Entender os fatos que ocorrem em nosso dia a dia, no mundo e com as pessoas, é ter uma visão de como os fatos ocorrem desde tempos passados.
De fato, as informações se apresentam mais acessíveis e instantâneas com apenas um clique, mas será que é assim que conseguimos absorver e processar? O acesso fácil exclui a cultura de um processo de formação para fazer sentido ao que se vive e se aplica hoje?
Muito ganhamos com a tecnologia, mas é por meio de uma proposta de reflexão, de análise crítica e da troca de opiniões que se constrói o pilar da sustentabilidade do saber.
Grafologia além da formação profissional
A formação profissional que você escolher para a sua vida, bem como a forma como você irá desenvolvê-la, serão fatores determinantes para que você consiga alcançar patamares cada vez mais elevados em sua carreira. Formar um aluno, sobretudo no aprendizado da ciência da grafologia, não é uma proposta líquida, breve. A cultura da formação em grafologia que propomos é diferente, porque se pressupõe o entrelaçamento dos estudos dos tempos até a vida atual, além da visão multidisciplinar com os temas que tornará, somente assim, o nosso aluno um grafoanalista.
Para nascermos precisamos de nove meses para a formação completa, para andarmos experimentamos as orientações e várias tentativas, para escrevermos vivenciamos um processo de alfabetização e, para se tornar um grafoanalista, é preciso compreender que não partirmos do hoje e sim dos saberes e do entendimento da evolução da humanidade e da ciência.
A cultura da formação é a proposta da Escola Grafologia Brasil que fará do profissional alguém com visão e condições de dialogar sobre diferentes assuntos em variados contextos. Um profissional mais desenvolvido e capacitado lida melhor com problemas, se relaciona de forma mais assertiva, realiza tarefas da forma correta, tornando os resultados da empresa muito mais positivos e lucrativos. Esses são reflexos da formação profissional, um colaborador desenvolvido e capaz.